Honda City Turbo II, O Pequeno Turbinado

O Honda City Turbo foi um compacto/hatchback esportivo produzido pela montadora japonesa Honda para o mercado JDM de setembro de 1982 a 1986, baseado no Honda City AA naturalmente aspirado. O City Turbo é há muito tempo um dos poucos Hondas não leves a apresentar um motor turboalimentado. O City Turbo é ideia de Hirotoshi Honda, filho do fundador da Honda, Soichiro Honda, e fundador e proprietário da Mugen. No início da década de 1980, a Mugen era uma pequena empresa de tuning que começou a se destacar produzindo peças de motocicletas e automóveis de alto desempenho, mas ainda não havia conquistado reconhecimento fora do mundo das corridas. Quando Hirotoshi criou o City Turbo, ele pegou um dos veículos mais humildes da Honda e o transformou com sucesso em um foguete de rua radical que foi considerado muito à frente de seu tempo. A Honda ficou tão impressionada que adotou a ideia de Bojun e construiu uma versão de produção.
1985 Honda City Turbo II

Em novembro de 1983, o intercooler Turbo II foi adicionado à linha. Pára-lamas alargados, asas, saias laterais e gráficos combinam-se para criar um visual mais pronto para o combate, tornando seu apelido de “Bulldog” muito apropriado. A produção do Turbo original terminou no final de 1984 (alguns modelos foram produzidos como modelos de 1985), enquanto o Turbo II continuou em produção até a atualização do modelo da primeira geração City no final de 1986.


Especificações:
Velocidade Máxima: 180 Km/h
Potência: 1.3, 109 CV
Tração: FWD
Peso: 735 kg
Curiosidade:
Uma curiosidade um tanto interessante era que quem comprasse o modelo mais top de linha do City Turbo II ganharia uma Mini Moto Elétrica que vinha junto ao carro, isso também ajudou à popularizar mais o veículo.



Comentários

Postagens mais visitadas