Mercedes-Benz 190E 2.5-16: O Sedã que fez história na DTM

Introdução:

O Mercedes-Benz 190E 2.5-16 foi lançado em 1988 como uma versão de alta performance do Mercedes-Benz 190E. Aqui está a história automotiva deste icônico modelo:

Origens Esportivas

O 190E 2.5-16 foi desenvolvido como uma resposta da Mercedes-Benz à sua rival direta a BMW M3 E30, no mundo das corridas de turismo. Foi especialmente projetado para competir no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (DTM) e no Campeonato Europeu de Carros de Turismo (ETC). Tendo 502 unidades produzidas.

Motor Potente:

 Equipado com um motor de quatro cilindros em linha de 2.5 litros, o 190E 2.5-16 tinha uma potência impressionante para sua época.

Debaixo do capô repousava o motor 2.5 de 235 cv; o carro acelerava de zero a 100 km/h em 7.1 segundos, com velocidade máxima de 250 km/h.

235 HP / 235 PS / 173 kW @ 7200 rpm

Tecnologia Avançada

Uma das características mais notáveis deste modelo foi sua tecnologia avançada para a época, incluindo um motor com cabeçote de 16 válvulas, sistema de injeção eletrônica Bosch e suspensão esportiva reforçada.

Interior:

Desempenho de Classe Mundial

Graças ao seu motor potente e à sua construção leve, o 190E 2.5-16 tinha um desempenho impressionante. Atingia uma velocidade máxima de cerca de 230 km/h e era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em pouco mais de 7 segundos.

Legado nas pistas

O 190E 2.5-16 deixou um legado duradouro nas pistas de corrida, conquistando várias vitórias e campeonatos nos campeonatos de carros de turismo em toda a Europa.

Edição especial Evo II

Mais tarde, a Mercedes-Benz lançou uma edição especial chamada 190E 2.5-16 Evolution, com melhorias adicionais no desempenho e na aerodinâmica, tornando-a ainda mais desejável para os entusiastas de carros esportivos.

O Mercedes-Benz 190E 2.5-16 é lembrado como um dos mais emblemáticos sedãs esportivos da sua época, combinando luxo, desempenho e tecnologia de ponta em um pacote elegante e emocionante.



 

Comentários

Postagens mais visitadas